quinta-feira, 17 de março de 2011

Pode ir, José

"Para as mães, pais e todos os amigos do nosso José,

Há pouco completaram-se 24 horas do momento nosso José foi embora. Às seis da tarde, horário dos anjos, ele partiu. Quero contar para voces como foi, para aquecer o coração. Foi acompanhado por mim e pelo pai. Morreu no meu colo, com minha mão sob seu peito, eu sentindo cada batida do seu coraçãozinho, o pai segurando sua mãozinha e com o calor do meu corpo esquentando o seu tão debilitado corpinho.  Foi com muito respeito, dignidade, e muito, muito amor. Fui conversando com ele, falando coisas boas, falando sobre esta viagem que ele ia fazer. Pedi para que ele procurasse os amigos do plano espiritual, os mesmos que o ajudaram a chegar, pois certamente estariam ali para levá-lo para a luz. Com a mesma energia de amor e paz que chegou, que foi parido, José foi embora.  Meu bebê estava muito cansado. Todas as mães conhecem seus bebês, e quando cheguei ontem ao hospital logo entendi o recado que ele estava dando, ele estava dizendo que cansou, que não queria mais lutar, não queria mais ficar, que tinha terminado seu período aqui com a gente.  Ele falou pelos poros, pela pele, mais claro do que com palavras. Mas eu entendi e Lufe também. Não deixou dúvidas. Pediu para ir. Pedi para os médicos que respeitassem o bebê, que não segurarem além da conta aquele menino que estava tentando partir. Eles já vinham sinalizando isso e foi uma decisão conjunta. Falamos para colocarem no nosso colo. Fomos muito respeitados e tivemos o privilégio de nos despedir do nosso filho com privacidade, calma e tranquilidade. . Foi batizado ali mesmo.

Primeiro, Lufe pegou no colo, pela primeira vez, e conversou muito, beijou muito nosso nenezinho. Quando veio para mim, abracei e disse: pode descansar, José, aqui no colo da sua mamãe. E assim foi. Ele foi se desconectando devagar, no tempo dele. Dizíamos simplesmente eu te amo, e sinto muito por tudo isso. Lufe falava sobre como ele poderia se tornar um anjinho e vir cuidar do Pedro, seu irmão que também o amava muito.  A gente agradeceu cada minuto que ele viveu aqui com a gente, agradecemos todo o esforço e sua  luta pela vida, que nos trouxe tantos ensinamentos.  Claro que eu queria fazer muito mais pelo meu filho. Nunca dei um banho nem troquei uma fralda. Mas dar o colo e o todo meu amor na hora de ir embora foi o que eu pude fazer e tenho certeza que desta forma ajudei esta alma a ter uma passagem sem medo. Da mesma forma que chamamos e pedimos com todo o amor para ele nascer, também me entreguei na hora que ele foi. O adeus foi um parto às avessas, como me ensinou a Fabiola. Depois que ele faleceu, eu mesma tirei o respirador, os esparadrapos, coloquei a roupinha, pela primeira e única vez. Amei tanto nestes doze dias que valeram mais do que uma vida toda. Foi um adeus humanizado, depois de um parto muito humanizado.

Pedro, meu filho mais velho, gosta muito de uma música que ele chama de “sem a tua”. Ela diz assim “como pode um peixe vivo viver fora da agua fria... como poderei viver sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia”. Hoje esta é minha dúvida. Não sei como vou viver sem esta companhia que foi tão intensa, tão presente, tão forte em nossas vidas. Meus planos para 2011 eram apenas curtir a maternidade. Agora tenho um vazio sem fim para preencher.  Olho em volta e vejo um berço sem dono, um leite escorrendo sem criança pra mamar e uma mãe tão pronta, sem bebê.

Tenho que continuar respirando, comendo, dormindo, pensando, sorrindo, mesmo sem ter a menor vontade. As pessoas me dizem “o Pedro precisa de você”. Acho que hoje eu preciso mais dele. É dele que virá a energia vital para encher nossos corações, meu, do pai, dos avós. E temos uns aos outros também. Lufe se segura em mim, eu nele, e assim a gente fica em pé por um pouco mais de tempo.

Ainda é muito cedo para tentar entender ou aceitar qualquer coisa.  Nem bem aceitei que ele nasceu e ele já morreu, é tão estranho. Por enquanto, continuo me sentindo muito grata ao José por ter nos ensinado tanto. Por ter me tornado uma mãe melhor, uma mulher melhor, por entender muito mais do sofrimento humano. Não há arrependimentos, não há culpas nem culpados, nem doenças, nem porquês. Apenas o destino dele, a história dele, a nossa.

Somos todos uma única energia e certamente encontrarei José de novo, em algum momento, em algum lugar. Sempre vou amá-lo, sempre será nosso filho. Ir ao enterro do meu filho hoje foi a coisa mais difícil que fiz na vida. Viver depois disso será a segunda coisa mais difícil.

E temos muita luz emanando, em meio a tanta dor. Sinto que estamos em paz. Muitas mensagens lindas que recebemos das maternas, dos amigos, da família. Muita força, muita oração. Muita gente vibrando e orando pela passagem do José Luis. Mais uma vez, tenho que dizer que nos emocionamos demais, nossa pequena família, com tanta solidariedade e com a mobilização tão verdadeira e tão intensa em torno da trajetória do nosso filho. Sou muito, muito grata por cada palavra que recebi. Me acalenta o coração sabermos que fizemos a diferença para algumas mães, que refletiram e se aconchegaram mais com seus bebês, valorizando momentos preciosos da vida. Muitas acabaram por agradecer as noites mal dormidas, o cansaço e a as dificuldades típicas do pós-parto e da maternagem, ao invés de lamentá-las. Amigos que disseram coisas tão fortes, tão importantes. Agradecemos muito, mesmo, por termos pessoas tão queridas ao nosso redor.

Nossa casa está cheia de flores brancas. Fomos de branco ao enterro hoje, talvez recebemos a mensagem telepaticamente. Ao fechar os olhos, a cada instante, entoo o mantra da compaixão e imagino uma luz branca. É isso que posso fazer agora pelo meu filho e por todos nós, pedir a compaixão.

Uma semana antes do nascimento, escrevi a carta “Pode vir, José”. Pode vir, José foi dito do fundo da minha alma. Assim como hoje eu tinha de escrever esta. Escrevendo me liberto, liberto a ele e a vocês também.

Pode ir, José. 
Pode ir, José. Porque eu te amo, agora e sempre.
Camila"

18 comentários:

  1. Camila,
    Com lágrimas nos olhos admiro suas palavras, sua pureza e sinseridade. Como já te escrevi ontem por email, sinta-se abraçada, com muito amor, mesmo. Um beijo no seu lindo coração e também no do Lufe e do Pedro.

    ResponderExcluir
  2. Camila,
    só posso pedir que Deus os abençoe a cada dia nessa jornada de recuperação. Os amigos do plano espiritual estarão sempre com vocês. E não se esqueça de que estamos todos unidos pelo pensamento... José estará sempre perto de vocês, emanando amor. Sou mais uma a orar por vocês. Um abraço com amor.

    ResponderExcluir
  3. Camila, Lufe e Pedro,

    Força, luz e paz.
    Me emocionei com cada palavra desde o início, sem dúvidas José me transformou numa pessoa melhor.

    Oro sempre, pedindo paz à todos vocês.

    Abraço apertado, Silvia.

    ResponderExcluir
  4. Camila, sou mais uma materna emocionada e transformada com a história de José. Estou também encantada com tantas palavras lindas que foram ditas e com tamanha comoção. Tanto que já não tenho nada a dizer, apenas a mentalizar da forma mais positiva possível, com muita luz branca.
    Um beijo,
    Quel Siqueira

    ResponderExcluir
  5. camila, lufe, pedro e jose..
    como vc mesmo escreveu, jose se foi, mas vcs sempre serao essa familia linda e especial..
    me emociono a cada momento que penso em vcs, e em tudo que escreviste acima..muito lindas todas as suas palavras, sua forca, seu amor e sua compaixao...um abraço forte...muita luz para todos vcs
    beijos
    lucila

    ResponderExcluir
  6. Camila, como uma materna disse vcs sao uma familia iluminada, estou emocionada e sem palavras...ontem estava dando banho em minha pequena e cantarolei a musica do ˜sem a tua"nunca haviamos cantado essa muisca..ao ler seu relato me emocionei, pois foi proximo da hora da partida do pequeno José que agora, entoa cançoes e luz junto ao Pai.
    Força, Paz um Beijo Materno do coraçao de toda sua familia!
    ana's

    ResponderExcluir
  7. Camila, seu filhote foi um anjinho de luz que passou por vocês para fortalecer o amor e voltar para Deus Um raio de luz)... Foi uma bênção você ter tido ele nos braços e falado do seu grande amor por ele.
    Me emocionei demais lendo esta tua carta e peço muito a Deus que conforte vocês neste momento que ainda é de dor. Que a dor se vá e fique apenas o sentimento de agradecomento por ter tido ele... mesmo que por tão pouco tempo.
    Um abraço forte e cheio de luz em você, no papai e nos filhotes Pedro e José (onde quer que ele esteja, que sinta nossas boas energias para chegar no caminho de luz que lhe é destinado...)!
    MUITA PAZ!!!! FORÇA!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Querida Camila,
    Não a conheço, mas estavamos orando por vocês. Nossa oração continuará sendo para que Deus conforte o seus corações e derrame paz sobre todos de sua família.
    Suas palavras nesta última postagem têm o poder de tocar os corações e nos fazer mais humanos. Obrigado.
    Adrien Bausells

    ResponderExcluir
  9. Querida Camila, querido Lufão, querido Pedro, o querido José moveu seu mundo que estava pronto para recebê-lo, esteve pronto para ampará-lo e agora está pronto para chorar sua partida, breve e saudosa. A luta dele era de todos nós. E nesse relato, Camila, que nos leva às lágrimas mais metafísicas possíveis, podemos ver que ganhamos essa luta. José está em Paz, na Luz, e nós o amamos por tudo. Grande beijo do Fi.

    ResponderExcluir
  10. camila querida, durante esses dias orei, chorei, senti, aprendi, vivi... mas a coisa q menos saiu da minha cabeça o tempo todo, foi a força q vc me deu qdo meu pai teve o avc e entrou no coma (q VONTADE de retribuir agora!)... vc é de luz e só poderia ter tido a graça de gerar o josé mesmo... agradeço por ter vivido, mesmo q de longe, esses dias intensos junto a família e aos amigos. PAZ! abraços da flavita (flavia martins gonçalves).

    ResponderExcluir
  11. Querida Camila, Lufe e Pedro...
    Vivemos cada dia do José com pensamento em vocês, com uma corrente de amor e força... continuaremos assim, de branco, de mãos dadas para que essa segunda parte da vida de vocês seja mais leve possível.
    Eu sinto muito, do fundo da minha alma...
    Sintam-se abraçados, reconfortados e amados por nós.
    Isadora, Theo, Lia e Márcio

    ResponderExcluir
  12. Camila,
    deus sabe de todas as coisas, Jose esta em um otimo lugar agora olhando por você pelo seu filho e marido. Força este momento.

    Abraços

    Ze

    ResponderExcluir
  13. Camila, nós não nos conhecemos, mas certamente estamos unidas pelos sentimentos da maternidade... Eu sinto muito, tanto que nem sei dizer. Paz para o seu coração...

    ResponderExcluir
  14. Fiquei sabendo quando José virou uma estrelinha, mas só hoje tive coragem para vir até aqui. A única coisa de que gostaria de dizer, é que pode ter certeza ABSOLUTA que tudo isso com José e sua família não foi em vão, existe um propósito. Gostaria de um dia te conhecer e receber um abraço seu, sim isso mesmo, receber, receber um abraço de uma pessoa Iluminada. Como já falaram, certamente estamos unidas pela maternidade e pela fratenidade.

    ResponderExcluir
  15. Camila,
    Força!
    Estamos todos numa corrente intensa de bem querer, espiritualidade e entendimento.
    Entendimento de todos que vivemos meio de longe, meio de perto todo esse aprendizado!
    Você resplandece força e o José resplandece luz, LUZ, luz!
    Um beijo e um acalento no seu coração
    Eu, que sou também Camila, também mãe....
    Camila Passador Garcia

    ResponderExcluir
  16. Camila
    Que grandeza, lucidez e iluminação.
    Tenha a certeza de que esta experiência de vcs se estendeu a muitas mães, a mim, claro, sem dúvida que a visão de vida, de maternidade se modificou, aperfeiçoou. Essa história parece um filme, meus sentimentos estão envolto.
    Agradeço por compartilhar os fatos, seus sentimentos, este momento tão íntimo, é de grande crescimento. Obrigada, fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  17. Camila querida,
    Desejo imensamente que você possa agora transferir a você a mesma generosidade, compaixão e ternura que você encontrou na hora da partida do José, para poder enfrentar essas próximas etapas.
    Receba o forte abraço que mentalizo nas minhas orações.
    Ligia de Sica

    ResponderExcluir
  18. Camila,
    Vi a sua história através do facebook por uma amiga que temos em comum.
    Não como não se comover intensamente com a história do José, que ainda que tão pequenino, lhe dará uma força enorme para continuar a jornada da vida.
    Todos os dias, quando olhar para o céu, procure a estrela de mais intenso brilho e lá estará o José, velando para que sua família tenha uma noite abençoada.
    Que Deus conforte seu coração e traga muita paz e bênçãos à sua família!
    Edilson Pessoa.

    ResponderExcluir